O Comitê de Arquitetura para a Educação do Instituto Americano de Arquitetos anunciou os vencedores do prêmio Education Facility Design Awards deste ano. Os oito vencedores e duas menções honrosas foram premiados como as melhores instalações educacionais deste ano, que não apenas demonstram excelência no projeto arquitetônico contemporâneo, mas também promovem a educação de maneiras inovadoras e servem como um espaço de aprendizado inspirador. Os projetos deste ano são projetados para estudantes de todas as idades, desde creches a edifícios de ensino superior.
“A educação continua a evoluir, e os projetos do programa Education Facility Design Awards deste ano - apresentados pelo AIA e pelo Comitê de Arquitetura para Educação - representam os ambientes de aprendizagem de última geração que estão sendo desenvolvidos nos espaços de hoje. Esses projetos mostram inovação em todo o processo de aprendizagem, mostrando como os arquitetos estão criando espaços de ponta que aprimoram a pedagogia moderna”.
Leia mais sobre os vencedores abaixo.
Prêmio de Excelência
Campus de Eden Hall da Universidade de Chatham; Richland Township, Pennsylvania / Mithun
O novo Campus Eden Hall da Universidade de Chatham foi projetado para preparar os alunos para um futuro incerto, onde as habilidades relacionadas à pesquisa e à solução criativa de problemas são essenciais. O campus foi projetado como um laboratório vivo para apoiar pesquisas sobre temas como, sistemas alimentares sustentáveis, qualidade do ar e da água, e os sistemas sociais que apoiam com um currículo que encoraja o aprendizado prático para que os graduados ganhem experiência lidando com problemas do mundo real e criando resultados positivos, como preparação para carreiras como profissionais de sustentabilidade.
Edifício da Faculdade Haverford de Cultura Visual, Artes e Mídia; Haverford, Pennsylvania / MSR Design
Aprender no século 21 requer um engajamento ativo que reflete uma força de trabalho criativa em constante mudança. As práticas de alfabetização digital e visual totalmente desenvolvidas permitem que alunos se movam com fluidez entre várias formas de mídia, construindo materiais base para criar artes colaborativas, bolsas de estudo e produções de mídia. O novo Edifício de Cultura Visual, Artes e Mídia (VCAM) da Haverford College fornece aos alunos, corpo docente, funcionários e à comunidade em geral um ambiente de aprendizado 24 horas por dia, sete dias por semana, de espaços de interseção projetados para interpretar e realizar mídia visual.
Kawartha Trades e Centro de Tecnologia (KTTC); Peterborough, Ontario, Canada / Perkins+Will Canada Inc.
Os 8.080 m² do Kawartha Trades e Centro de Tecnologia na Faculdade Fleming reúne ensino teórico e aprendizagem aplicada em um novo ambiente dinâmico que enfatiza a visibilidade do programa, tecnologia e aprendizagem colaborativa. Conectado ao principal edifício social e acadêmico existente, o KTTC abriga salas de aula, escritórios e espaços administrativos da SMART, bem como oficinas de ensino, armazenamento de projetos em massa e um espaço de projeto multidisciplinar flexível de 2.508 m² chamado “fábrica de aprendizado”.
Residência de professores Memphis (MTR); Memphis, Tennessee / archimania
A Residência de professores Memphis (Memphis Teacher Residency), uma organização sem fins lucrativos baseada na fé, exigiu um novo espaço para recrutamento, treinamento e suporte aos professores por meio de um programa de pós-graduação em residência de professores urbanos. Como contexto para sua nova casa, a organização decidiu por um grande e recentemente renovado centro de distribuição da Sears que ficou vazio e em decadência por 17 anos. A MTR era um dos oito inquilinos fundadores de artes, educação e saúde envolvidos na realização da recém-transformada “vila urbana” de um milhão de pés quadrados (304.800 m²), Crosstown Concourse. Concurso Crosstown contém todos os elementos essenciais para uma comunidade próspera. MTR tornou-se o primeiro inquilino a se mudar para as instalações - um espaço único, distintamente adequado para servir sua operação e missão.
Pagliuca Harvard Life Lab; Allston, Massachusetts / Shepley Bulfinch
A missão do Pagliuca Harvard Life Lab é fornecer aos alunos, professores, pós-doutorandos e ex-alunos um ambiente de laboratório úmido totalmente equipado e recursos necessários para levar seus empreendimentos ao próximo estágio de desenvolvimento. A comunidade curada do Life Lab promove conexões entre investidores da indústria, investidores, governo e acadêmicos. O Life Lab foi projetado e construído como um edifício modular, composto por 34 módulos que foram construídos fora do local, juntamente com a construção da fundação in loco. O período total de construção foi de 7 meses mais curto do que junto a construção tradicional, reduzindo o impacto da atividade do local, incluindo ruído, poeira, entregas e resíduos.
Centro Ambiental The Frick; Pittsburgh / Bohlin Cywinski Jackson
Servindo como um portal público ao Parque Frick, o Centro Ambiental Frick é projetado para abrigar, gentilmente empurrando os visitantes da periferia da cidade ao coração do parque "selvagem". A beleza do projeto inspira novos visitantes, ao mesmo tempo em que pede a eles que lidem com o impacto de nossa humanidade em um ecossistema natural dinâmico - do qual fazemos parte, embora inerentemente distanciado. O Centro fornece o pano de fundo para o discurso público à este delicado equilíbrio. O Centro Ambiental Frick recebeu recentemente a certificação LEED Platinum e atualmente está no período de avaliação de desempenho do Living Building Challenge, amplamente considerado como o padrão de construção mais rigoroso e completo do mundo.
Tsinghua Ocean Center; Shenzhen, China / Open Architecture
Cidades universitárias instantâneas resumem a recente urbanização chinesa: longe dos centros das cidades, esses arquipélagos urbanos isolados são muitas vezes sobrecarregados, com uma falta de preocupação humanista e serviços de atendimento. A oportunidade de projetar o Ocean Center - o último edifício deste campus - nos dá a esperança de que o novo prédio participe da vida do campus com uma atitude totalmente nova, apresentando possibilidades que raramente existiam antes. Este é um edifício com um ambiente aberto e acolhedor, com espaços públicos injetados que incentivam todos os funcionários e alunos a participarem e socializar. É um edifício que facilita a comunicação interdisciplinar e o encontro de mentes inteligentes.
Edifício de Música da Universidade de Iowa Voxman; Iowa City / LMN Architects
Imerso no centro de Iowa City, o Edifício de Música Voxman abraça um modelo colaborativo e exploratório de educação orientado para os estudantes. O edifício compartilha a descoberta musical com a comunidade através de sua expressão transparente e composição de espaços. Conceitualmente, o padrão de ruas e espaços abertos neste distrito urbano de uso misto se estende diretamente aos espaços interiores de vários níveis, trazendo vitalidade urbana vertical e presença cívica à Escola de Música.
Prêmios de Mérito
Escola Primária de Arlington; Tacoma, Washington / Mahlum
Para começar, as Escolas Públicas de Tacoma desenvolveram um sólido quadro de investigação para “Uma Nova Visão para o Ambiente de Aprendizagem Elementar”, que fazia uma série de perguntas provocativas em vez de fornecer soluções concretas. O resultado é uma especificação educacional não tradicional que permite que novas interpretações sejam criadas enquanto fornece ao Distrito diretrizes para a construção de planejamento e projeto que estipulam a reinterpretação implacável, análise profunda, síntese criativa e reinvenção significativa em cada turno.
Balé Memphis, Memphis / archimania
Ballet Memphis acredita que sua forma de arte é toda sobre crescer- aprender a voar e levantar-se do chão. Sua nova instalação voltada para a cidadania amplia sua missão, realizando fisicamente uma mensagem energética sobre cultura e artes dentro do coração de Memphis. Com grandes janelas e pátios públicos, o edifício contribui simbioticamente dentro do distrito prosperando.